Voltou a circular, principalmente no Facebook e Whats, uma informação dizendo que batons de várias marcas estão contaminados com chumbo e são cancerígenos. Entre as marcas citadas, então Mary Kay, Avon e outras bastante conhecidas.
Algumas pessoas ficaram preocupadas. Outras, portadoras da chamada “síndrome do clic” (que saem clicando, curtindo e compartilhando tudo que aparece na frente sem se preocupar com a veracidade), espalharam a notícia ainda mais.
Então, pelo bem da verdade, resolvemos fazer um alerta sobre essa informação FALSA.
Na verdade é muito fácil perceber que se trata de um boato maldoso. Vejamos o texto que está sendo repassado:
“ATENÇÃO MULHERADA
Postado por Dra. Claudia Pirisi, oncologista.
Este aviso é para todas as mulheres e é de extrema utilidade. Homens, não esqueçam de passar para suas esposas, namoradas, parentes, amigas, colegas…
A Dra. Elizabeth Ayoub , emitiu um alerta sobre batons contendo chumbo, que é uma substância cancerígena. Recentemente, a marca “Red Earth” diminuiu os preços de R$ 67,00para R$ 9,90! Por quê? Porque continha chumbo. As marcas que contêm chumbo são:
*MARY KAY
*CLINIQUE
*Estée Lauder
*SHISEIDO
*Red Earth (Lip Gloss)
*CHANEL (Lip Conditioner)
*MARK AMERICA
*MOTIVOS
*BATOM
*A V O N
Quanto maior o teor de chumbo, maior é o risco de provocar câncer. Depois de fazer um teste em batons, foi observado que a marca com maior nível de chumbo é a AVON. Cuidado com os batons que supostamente têm maior fixação. Se o seu batom é de alta fixação, suspeite. Ele pode conter um alto nível de chumbo.
Faça o teste:
1. Ponha um pouco de batom em sua mão;
2. Com um anel de ouro, massageie o local de aplicação;
3. Se a cor do batom escurecer ou ficar na cor preto, então você saberá que contém chumbo.
Por favor, envie esta informação para todos os seus amigos.
Mulheres, testem seus batons!!!”
Vamos lá então, desmascarar essa farsa!
Essa história de batons relacionados a câncer surgiu em 2003, e era enviada por e-mail. Começou com um e-mail em inglês. Você pode ver o original aqui ao lado (clique para ampliar). Reparem que esse e-mail lista várias marcas de batom, e que Mary Kay nem está na lista.
Na mensagem original tem uma informação de que a marca “Red Earth” reduziu o preço dos seus batons de HK$67 para HK$9,9. Ou seja, de 67 dólares de Hong Kong para 9,9 dólares de Hong Kong. Quem traduziu nem se deu ao trabalho de converter os valores, apenas substituiu os dólares de Hong Kong por Reais brasileiros.
O farsante também resolveu tirar algumas marcas estrangeiras e colocar algumas que são conhecidas no Brasil, como Mary Kay e Avon. E colocou também as marcas de batom chamadas “Batom” e “Motivos“, que não existem. Ficou até engraçado 🙂
O texto original não cita fontes. No texto que está sendo distribuído aqui no Brasil, colocaram dois nome de médicas para tentar dar credibilidade. Uma parece nem existir. A outra é um nutricionista que não tem nada a ver com a história, nunca disse nada sobre isso, e teve seu nome usado indevidamente na tentativa de reforçar a mentira.
Outra mentira é aquele teste para saber se o batom tem chumbo. O chumbo não reage quimicamente com o ouro, então é impossível ele marcar o batom. O que acontece é que o anel pode soltar partículas de sujeita acumuladas e marcar o batom. Esse teste dá o mesmo resultado se for feito com pasta de dente ou qualquer outro produto que contenha alguma substância levemente abrasiva, que “solte” a sujeira acumulada no anel.
Duvida? Seu anel marcou o batom e você ficou preocupada? Então refaça o teste mais algumas vezes e verá que a cada teste a mancha fica mais fraca, porque a sujeira diminuiu.
Na realidade, não existe qualquer estudo sério que aponte que qualquer batom possa causar câncer. Nos Estados Unidos existe uma entidade chamada FDA – Food and Drug Administration (significa Administração de Comidas e Remédios, é parecido com a nossa Anvisa), que é um órgão do governo que faz testes e pesquisas para verificar se esses produtos são seguros para uso da população.
Sobre essa história, a FDA diz: “Não consideramos os níveis de chumbo encontrados nos batons preocupantes para a segurança. […] Os níveis de chumbo detectados estão dentro dos limites recomendados por outras autoridades de saúde para a presença de chumbo nos cosméticos.”
O Brasil possui uma regulamentação específica que determina quais são os níveis de segurança para presença de metais pesados (como o chumbo) e quando você adquire batons de uma marca confiável como a Mary Kay, você está fazendo uma compra segura, pois a empresa e seus produtos são fiscalizados e a empresa não venderia produtos fora dos padrões legais. Agora, quando você compra marcas falsificadas (sem procedência, sem ser de uma consultora de beleza) ou aqueles batons baratinhos de fundo de quintal, aí existe um risco grande de contaminação, não só por chumbo mas também várias outras substâncias danosas à sua saúde.
E para finalizar, como não pode faltar a uma boa mentira da internet, que precisa de pessoas desavisadas para aumentar o estrago, a mensagem faz um apelo ao lado emocional e pede para repassar a informação (de preferência com urgência, para não pensar e assim não descobrir a mentira. Nem colocamos as fotos aqui porque além de mentirosas são um pouco desagradáveis.
Algumas versões do boato vêm com uma foto, onde aparecem lábios machucados, que na verdade são de uma pessoa com herpes. Outras versões são de uma pessoa com quelite angular).
Então fica o alerta. Nunca repasse informações a ninguém sem antes consultar a fonte ou pelo menos pesquisar se é verdade. A internet está repleta de informações falsas e de pessoas repassando essas mentiras, na melhor das intenções. Não sejamos mais uma dessas pessoas, vamos contribuir para que a verdade prevaleça e ninguém seja injustiçado.
Se você já repassou aquela mentira, faça sua parte para reparar o erro compartilhando o link dessa matéria e ajude a espalhar a verdade.